Moacyr Teixeira Netoclassical guitarist

 

Oficina Elaboração de Projetos Culturais

inscrições encerradas

 

 

 

Cartaz.jpg
novo.png
separadorA.png

BIOGRAFIA

estrela.png

Um dos talentos do violão brasileiro, Moacyr Teixeira Neto é também o mais destacado capixaba em produção musical erudita, tendo já gravado e produzido 12 CDs, 1 DVD além de ser autor de 7 livros especializados. Premiado no Concurso da Academia de Música Clássica de Viena (Áustria) em 2023, também foi premiado como Melhor Intérprete nos Concursos Nacional Villa-Lobos e Souza Lima (SP), semi-finalista por 2 anos consecutivos (2019/2020) do  Festival da Rádio MEC na categoria “Intérprete de Música Clássica”, além de ter sido finalista do Concurso Internacional Augustin Barrios (Paraguai).

Mestre em Música pela UFRJ, o violonista tem se apresentado em diversas cidades brasileiras, além de Espanha, Paraguai, Peru, Uruguai, Argentina, México, Áustria, 3 passagens de grande êxito pelos EUA e 2 turnês pela Itália onde tocou em Milão e Roma. Professor convidado para importantes eventos como o Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins (ES), Mostra e Concurso Nacional Fred Schneiter (RJ), Circuito de Violão das Vertentes (MG), Festival Eduardo Fabini (Uruguai), Festival Internacional de Música Contemporânea de Lima (Peru), além do SIU Guitar Festival e GFA International Convention nos EUA. É idealizador e diretor do Festival Internacional de Violão do Estado do Espírito Santo (FIVES) e Concurso Latino Americano de Violão Maurício de Oliveira. Já se apresentou com diversas orquestras brasileiras, estreando concertos como o “2° Concerto para Violão Op. 160” de Mario Castelnuovo-Tedesco, “From Yesterday to Penny Lane” do compositor cubano Leo Brouwer e a estréia na América do Sul do Trio Op. 9 de Ferdinando Carulli.

Na área acadêmica é diretor da Acordes Centro de Música e Artes e professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) tendo vários de seus alunos já se destacado em âmbito nacional e internacional. Para ele foram dedicadas obras por importantes compositores como Carlos Cruz, Maurício de Oliveira, Ricardo Tacuchian, Marcos Vinícius, Marcelo Rauta, Luis Carlos Barbieri, Marcos Zanandréa, entre outros, fazendo com que já tenha lançado diversos cadernos de edições de obras violonísticas e trabalhos de catalogações  musicais. Tem 6 Cds gravados sobre o universo da música brasileira para violão e mais 6 sobre o violão internacional, sendo seu primeiro CD solo “Gravuras do Violão” premiado com uma turnê pela Secretaria de Cultura – SECULT – ES. Seus CDs “Serenete” e “Banda de Congos” possuem distribuição mundial pela Amazon.com.

Além da carreira solo, atua no Duo Teixeira-Mayer de Violões, grupo com o qual gravou o álbum “Imagens Brasileiras”. Em 2023 faz o lançamento de 2 livros e apresenta-se na Academia de Música Clássica de Viena.

separador.png
agenda.png

Agenda

Não perca os próximos concertos. Confira a agenda!